domingo, 4 de janeiro de 2009

Regozijo na provação.


Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por provações, sabendo que a prova da vossa fé desenvolve a perseverança. Ora a perseverança deve terminar a sua obra, para que sejais maduros e completos, não tendo falta de coisa alguma. Tiago 1:1-4.

Queridos irmãos e amigos, mais um ano está começando. A virada do ano, para alguns, teve motivo especial como: celebração de um culto em ações de graças por um objetivo alcançado, irmãos que foram ordenados no ministério, outros que estarão iniciando seus ministérios, enfim, não faltou ocasião para regozijo. Para outros a virada de ano já começou com dificuldades e com provações, estas que poderão ser rápidas ou não. Levando alguns a desistirem da caminhada.
O capítulo 1:2 do livro de Tiago nos fala exatamente o contrário, que ao invés de tristeza é para ser motivo de grande alegria o passar por provações, porque é exatamente na prova da nossa fé é que iremos desenvolver a nossa perseverança. Esta, que não é tomada por alguns, sendo que muitos deles a abandonam, quando não no inicio antes do seu término.
Perseverar (persistir, prosseguir, continuar) realmente não é para qualquer um, somente aqueles que têm a fé alicerçada na palavra, que é Cristo, consegue essa proeza. Porque sabem em quem tem crido, e que aquele que prometeu é fiel para cumprir suas promessas, ainda que tardias. Realmente é só para os que crêem.
O versículo 3 é crucial, ele diz que a perseverança deve terminar a sua obra. Um homem quando lança o alicerce de uma construção, ele fica na expectativa de terminar a obra que começou ainda que possa ser demorada. Ele tem essa certeza, pois crê que um dia a terminará. Por outro lado existem aqueles homens insensatos, que depois de lançarem seus alicerces perdem a fé de que irá terminar sua construção e logo desistem. Certo que esse ainda não amadureceu, pois é assim que o versículo 3 termina com a afirmação de que é a perseverança que terminará a nossa obra, para que sejamos maduros e completos, porque não temos falta de coisa alguma. Pois é Deus quem supre nossas necessidades. Creia dessa forma e serás abençoado.
Que vocês possam ter um 2009 próspero e de realizações. Fiquem com Deus.

Israel Barreto (Diácono/Seminarista)

Nenhum comentário: